
CLÍNICA DO CÉREBRO é um projecto inovador de saúde com utilização de novas tecnologias. Especialmente vocacionado para a prestação de cuidados diferenciados de saúde. Presta um serviço particular de reabilitação neuropsicológica avançada, com utilização de técnicas multimédia.
Prestação de serviços no domínio da recuperação e aumento da qualidade de vida. Promoção da reabilitação, com a manutenção de um adequado nível
neurocognitivo, que garanta a autonomia da pessoa afectada.
É um serviço destinado a pessoas com dificuldades neurocognitivas, funcionais e com problemas comportamentais crónicos ou decorrentes de lesões cerebrais adquiridas.
Programas de Reabilitação
Flexibilidade do tratamento na sua residência, visam promover o
melhor aproveitamento das capacidades preservadas, desenvolvendo o uso de estratégias compensatórias e aquisição de novas competências, reforçando o auxílio na adaptação às dificuldades persistentes. Dificuldades neurocognitivas: são as dificuldades relacionadas com o funcionamento mental; problemas de memória, atenção e concentração, linguagem, planeamento de tarefas, cálculo, lentificação de raciocínio e no processamento de informação. Dificuldades executivas, da percepção e
desorganização do pensamento.
Problemas comportamentais: desorganização do comportamento por transtorno mental crónico e transtorno comportamental, por disfunção orgânica adquirida. Após uma lesão cerebral, surgem alterações de personalidade que comprometem o ambiente familiar e causam “stress” comunicacional; comportamentos agressivos, desinibição, apatia, redução de iniciativa, entre outros. Lesões cerebrais adquiridas: são decorrentes de algum acidente ou patologia que acomete o cérebro do indivíduo. As causas mais comuns são:
- Geriatria – síndrome de deterioração da idade avançada
- TCE-Traumatismos crânio encefálicos (acidentais)
- AVC-(hemorragia, isquemia, aneurisma)
- Anoxia Cerebral
- Geriatria – síndrome de deterioração da idade avançada
- TCE-Traumatismos crânio encefálicos (acidentais)
- AVC-(hemorragia, isquemia, aneurisma)
- Anoxia Cerebral
Como funciona o programa?
Entrevista inicial de triagem Avaliação Neuropsicológica, visa investigar detalhadamente as dificuldades neurocognitivas, assim como as capacidades preservadas. O cuidador também é solicitado a dar informação adicional. A partir do resultado desta avaliação, será traçado um plano de reabilitação, que atende à necessidade específica do paciente.
Programa de Treino e Apoio à Estimulação Cerebral
“O exercício cognitivo ajuda a mudar o próprio cérebro, e aquilo que o
protege contra a demência e a perda de capacidades é o estilo de vida,
associado à actividade intelectual e ao nível de escolaridade”
Dr. Elkhonon Goldberg, Neuropsicólogo, director do Institute of Neuropychology and Cognitive Performance.

RehaCom®
Reabilitação Cognitiva em Computador
MODULARIDADE
- Atenção, Capacidade de Concentração e Vigilância
- Capacidade de Memória e Aprendizagem
- Coordenação Visuo-Motora
- Velocidade e exatidão do processamento de informação
- Capacidades Visuo-Construtivas
- Resolução de problemas e desenvolvimento de estratégias
PROGRAMAS DE TREINO
- CAPACIDADE DE REACÇÃO ACÚSTICA (AKRE)
- ATENÇÃO & CONCENTRAÇÃO (AUFM)
- MEMÓRIA DE FIGURAS (BILD)
- COMPRAS (EINK)
- ATENÇÃO DISTRIBUÍDA (GEAU)
- MEMÓRIA DE FACES (GESI)
- CAPACIDADE VISUO-CONSTRUTIVA (KONS)
- RACIOCÍNIO LÓGICO (LODE)
- MEMÓRIA TOPOLÓGICA (MEMO)
- PLANO DIÁRIO (PLAN)
- APRENDIZAGEM SACCADE (SAKA)
- MEMÓRIA VERBAL (VERB)
- VIGILÂNCIA (VIGI)
- OPERAÇÕES BI-DIMENSIONAIS (VROI)
- MEMÓRIA DE PALAVRAS (WORT)
Terapia Ocupacional
Terapeuta Ocupacional é um profissional de saúde que habilita a pessoa com problemas de desempenho ocupacional para a realização das
suas ocupações do dia-a-dia, promovendo assim a saúde e o bem-estar, estimulando as competências físicas, neurocognitivas, sociais e afectivas. Estas ocupações consistem em todas as actividades que a pessoa desenvolve,
nomeadamente: Actividades de Vida Diária (Alimentação, Vestuário, Higiene e Mobilidade funcional), Actividades Produtivas (Trabalho, Gestão Doméstica, Jogo/Escolaridade) e Actividades de Lazer (Recreação e Socialização).
O que faz um Terapeuta Ocupacional?
O objectivo principal do Terapeuta Ocupacional é tornar a pessoa o mais autónomo possível na realização das suas actividades do dia-a-dia (higiene, cuidados pessoais, relacionamento com os outros, trabalho/escola e lazer), apesar das incapacidades que possa apresentar.
Pode ainda utilizar ajudas técnicas ou adaptações para substituir as funções perdidas, no caso de não ser possível recuperá-las. Pode também intervir no meio familiar, social ou profissional da pessoa, aconselhando os familiares ou cuidadores e modificando a habitação de forma a eliminar as barreiras arquitectónicas e adaptar o espaço às necessidades do indivíduo.