A ansiedade
A ansiedade e o medo são experiências normais que todos nós experimentamos de vez em quando. O medo surge de uma ameaça externa identificável (por exemplo, roubo) e é uma das seis emoções básicas. O medo é considerado essencial para a sobrevivência porque nos prepara para a reação de luta e fuga em situações de risco iminente.
É um estado emocional desagradável que é acompanhado por nervosismo e uma sensação de inquietação. Normalmente, o medo aparece ao mesmo tempo em que o perigo se apresenta (por exemplo, quando encontramos um urso na floresta). Já a ansiedade pode surgir ao imaginar o perigo (ansiedade antecipatória), depois que a ameaça desaparece ou sem causa aparente. Tanto a ansiedade quanto o medo costumam ser acompanhados por mudanças físicas e comportamentais.
Transtorno do pânico
Caracteriza-se por ataques de pânico de curta duração, inesperados, recorrentes e extremamente ansiosos. Entre crises e crises, o paciente geralmente apresenta alta preocupação e medo intenso de que o ataque de ansiedade se repita.


Agorafobia
Medo e ansiedade diante de um grande número de situações em que a fuga pode ser difícil ou constrangedora. Em casos extremos, pode relegar uma pessoa a não sair de casa por um longo período de tempo.
Fobia social
Medo persistente de situações de exposição social por medo de ser analisado pelos outros. Uma vergonha intensa aparece ao ser valorizado negativamente pelos outros ou se sentir humilhado.


Fobias específicas
São medos de questões específicas, geralmente relacionadas a sangue, animais, insetos, pequenos espaços, meios de transporte, etc.
Distúrbio de ansiedade generalizada
Ansiedade e preocupação excessiva em várias situações. É uma ansiedade não muito intensa, mas contínua e diante de qualquer fator minimamente stressante.


Ansiedade de separação
Desconforto excessivo e frequente devido à separação das figuras de apego ou da casa. Muito comum em meninos e meninas.